Inovação nas Sedes

5/12/2022

Os estágios não são os únicos lugares que recebem as novas tecnologias para a Copa do Mundo. As cidades aplicam diversas inovações para melhorar e facilitar a estadia dos torcedores. 

Na copa de 2014 sediada no Brasil, foram instaladas redes de internet 4G, o meio de transporte público e aeroportos foram aprimorados. Segundo a Exame, as obras entregues e inacabadas somam  R$ 29,2 bilhões.

Na copa de 2018 na Rússia, segundo o Blog Engenharia 360, houve a disponibilização de 495 novos trens e os torcedores com ingresso da copa tiveram acesso a passagem gratuita.

Agora na copa de 2022,  a principal cidade sede, Lusail, onde foi a abertura e será também do encerramento da Copa do Mundo, é uma cidade inteligente e foi construída do zero no deserto. As cidades inteligentes ou Smart Cities, segundo definição do Governo Federal, são cidades comprometidas com o desenvolvimento urbano e a transformação digital sustentáveis, que atuam de forma planejada, inovadora, inclusiva e em rede.

Em Lusail, a estrutura inovadora da cidade conta com estacionamentos subterrâneos, táxis aquáticos, ilha artificial, hotéis flutuantes, zonas climatizadas, além de tecnologias de segurança para vigiar as principais ruas. A cidade já é considerada uma das mais modernas e sustentáveis do mundo. 

O Lusail conta com tratamento de esgoto e reciclagem de forma  automatizada e sustentável. Na cidade inteligente, o  esgoto é tratado e reutilizado no resfriamento do local Todo o sistema de água e distribuição de ar é pensado para reduzir o uso de dióxido de carbono.

O Catar conta com a tecnologia 5G que permite que as transmissões dos jogos e a comunicação aconteça de forma muito mais rápida e com uma maior qualidade. Além dos estádios que tem a tecnologia de resfriamento, nas cidades, bares, restaurantes, praças, hotéis, entre outros, também contam com essa tecnologia para manter uma temperatura agradável para os turistas e jogadores. 

As estruturas montadas especificamente para a Copa serão transformadas ao final do campeonato. Grande parte dos estádios darão espaço para hotéis e complexos comerciais. Em Lusail, o estádio será revertido em um centro destinado a serviços públicos e atividades comerciais.

Na construção e reforma das cidades sedes, nas últimas copas, tem sido pensada uma infraestrutura mais sustentável e tecnológica, o que oportuniza aos torcedores e moradores das cidades mais conforto e qualidade de vida. O parque tecnológico de Guarapuava está dentro da Cidade dos Lagos, um bairro planejado inteligente certificado como Smart City, que utiliza os moldes das cidades inteligentes, oferecendo um espaço sustentável e tecnológico. O Cilla Tech Park incentiva a criação desses espaços para que melhores futuros se tornem cada vez mais possíveis.

Na próxima semana, vamos falar sobre inovação no esporte. 

#cillatechpark #copa #copadomundo #seleçaobrasileira #qatar #catar #brazil #brasil #futebol #soccer #jogos #figurinhadacopa #worldcup #copacatar #tecnologia #inovação #futuro

Veja Também

Futebol e Tecnologia

21/11/2022

Saiba Mais

21/11/2022

Copyright 2022 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por