Membros do Cilla Tech Park participam do Manna Bootcamp

1/06/2023

(Imagem: Reprodução Manna)

Nos dias 6 e 7 de maio, na Expoingá, foram realizados o MannaAgro BootCamp para estudantes Ensino Fundamental II e Ensino Médio e o Manna Galáxias Bootcamp com professores da rede pública. Dentre os mais de 300 participantes, estavam membros do ecossistema de Inovação de Guarapuava. 

O Manna, com sede na Universidade Estadual de Maringá, é o maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Internet das Coisas (IoT) e Robótica do estado do Paraná e um dos maiores do Brasil. Além desses temas, eles também pesquisam sobre Internet dos Drones (IoD), Interface Cérebro Computador (ICC), Inteligência Artificial (IA), ambientes e coisas inteligentes, computação urbana e jogos. Bootcamps são eventos de treinamento intensivo e imersivo, focados em uma determinada área, geralmente em tecnologia. Para o Ecossistema Manna, esse modelo é uma ótima forma de ensinar e estimular crianças, jovens e adultos a querer aprender. 

Pelo Cilla Tech Park, o Conselheiro Convidado Paulo Alvim participou como avaliador no primeiro dia e acompanhou as atividades com os professores no domingo. Segundo Paulo, o Manna trabalha as tecnologias de forma ampliada, com tecnologias destrutivas e utiliza uma metodologia voltada ao empreendedorismo e modelo de startup. Os participantes são divididos em equipes e recebem desafios para buscarem e construírem soluções, ao final apresentam no modelo de Pitch (apresentação rápida para transmitir a essência de uma ideia, produto ou projeto de forma clara e convincente). 

“O Manna integra todos esses conjuntos de ferramentas, mas com uma característica: num tempo muito rápido. Uma boa parte das pessoas que chegam para essas oficinas nunca utilizaram esse ferramental, então eles têm o choque da ferramenta, o choque do desafio e o choque da entrega, porque ele tem que sair de lá com alguma coisa concreta, palpável e os resultados superam sempre as expectativas”, afirma Paulo. 

Também participaram os membros do Celeiro de Inovação do CTP. Para o Analista Maker do Celeiro, Jhonnathan Ferreira, foi interessante participar do evento pois o Manna pensar a tecnologia para o uso educacional. “Eles passaram os projetos que eles desenvolvem lá e como ter um outro olhar para utilizar na educação a parte de gamificação, a parte de número binário e como colocar isso na escola. Já está se pensando na escola 4.0 e escola 5.0 e não só mecanizar o sistema de ensino, mas ter a participação efetiva do aluno, aprendendo como essas tecnologias mudaram o mundo e como modificam a vida dele e como ele pode usar essas tecnologias no seu cotidiano”, finaliza. 

De acordo com a Assessora Pedagógica do Celeiro, Isabela Edling, a experiência foi importante para conhecer e se conectar com um ecossistema de fora e para trazer novas perspectivas para Guarapuava e região. É com esse objetivo que o Cilla Tech Park participa de eventos de outros ecossistemas de Inovação, para agregar conhecimento e poder proporcionar a sociedade melhores futuros. 

#celeirodeinovação #cillatechpark #mannateam #mannabootcamp

Veja Também

Copyright 2022 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por