Parceria de sucesso: Pelotão Esperança e Celeiro de Inovação trabalham com estudantes e militares para fomentar o empreendedorismo inovador

31/07/2023

O Pelotão Esperança é uma iniciativa do 26º GAC junto com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e demais parceiros, que atende meninos de 11 a 14 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Para incrementar as atividades educativas no contraturno das aulas, o projeto firmou uma parceria com o Celeiro de Inovação do Cilla Tech Park para ofertar jornadas de impressão 3D. 

Desde os primeiros encontros, no início do ano, a parceria foi um sucesso. Os estudantes tiveram introdução ao 3D, conheceram como funciona desde a modelagem até a impressão do objeto. Compreenderam como podem gerar lucro com os produtos 3D e participaram de encontros com parceiros do CTP, como o Sicredi, onde aprenderam sobre educação financeira.  

Segundo o Analista Maker do Celeiro, Jhonnathan Ferreira, que ministra as jornadas, o foco dessas atividades é estimular o ideal empreendedor das crianças e adolescentes, mostrando como a tecnologia pode auxiliar na criação de novos produtos. “Uma das principais questões da ferramenta, tanto da impressora 3D, quanto da modelagem 3D, é justamente você tornar o que está só no mundo das ideias em algo real. Você concretiza teus pensamentos, consegue criar uma coisa nova e desenvolver algo que possa ajudar o outro”, explica. 

As jornadas não só motivaram os participantes, mas também os militares que acompanharam todo o processo. “A experiência foi tão boa que estamos estendendo essa jornada para o restante dos estudantes e para os militares monitores do pelotão”, conta o Subtenente do 26º GAC, Anderson Annies. 

De acordo com o Subtenente, inspirados pelas possibilidades oferecidas pela impressora 3D, além de estenderem as jornadas, o 26º adquiriu, com ajuda de apoiadores, uma impressora para o Pelotão. “Também estamos estudando a possibilidade de conseguir novas impressoras para montar uma pequena área de produção e gerar lucro para o próprio Pelotão, com o principal objetivo de adquirir outros cursos técnicos profissionalizantes na área da tecnologia. Como costumo dizer, a parceria com o Celeiro mudou a cara do pelotão”, afirma. 

O Cilla Tech Park acredita que a inovação deve ser trabalhada desde a base, para que seja possível proporcionar a toda sociedade melhores futuros e essa pareceria entre Pelotão Esperança e Celeiro de Inovação é um grande exemplo de como isso é feito na prática.  

Veja Também

Copyright 2022 Todos os direitos reservados
Desenvolvido por